O Centro de Formação de Pedagogia Waldorf

 

O Centro de Formação de Pedagogia Waldorf organiza cursos em tudos os níveis de ensino: Educação Infantil, Educação Primária, Educação Secundária e Bacharelada; Pedagogia de apoio Waldorf e Pedagogia Curativa (Educação Especial). Também promove outros cursos de formação artística e humana.

Rudolf Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf no ano 1919, em Stuttgart (Alemanha) deu as bases de uma metodologia que emana da liberdade, da iniciativa e da criatividade do educador. Por isso, estes cursos querem ser uma contribuição á renovação continua da educação.

A Pedagogia Waldorf tem seu fundamento na investigação cotidiana e na compreensão do menino em evolução: do desenvolvimento físico, das faculdades psíquicas e da individualidade. Educar aos meninos exige do adulto um trabalho pessoal profundo que o capacite para perceber os processos de maduração dos alunos e para captar os fenômenos da natureza e os impulsos científicos, históricos e sociais de nossos tempos.

Para muitas pessoas é uma vivência crucial haver podido conhecer a Pedagogia Waldorf. As pessoas apreciam a atmosfera do centro educativo Waldorf, encontram respostas e perguntas pessoais e pedagógicas e chegam a conhecer uma forma íntegra e coerente no trabalho com os meninos. Aprofundar na Pedagogia Waldorf significa também empreender uma mudança de desenvolvimento individual que conduza ao conhecimento mais amplo de nós mesmos.

Com a ajuda dos docentes e mestres especializados elaboraremos as bases do estudo do ser humano e conheceremos a complexidade dos diferentes campos de desenvolvimento do menino. Além disso, entraremos em processos artísticos pessoais e chegaremos a nos capacitar para organizar o trabalho pedagógico da maneira mais adequada para o menino nos diferentes níveis educativos.

Matérias de Estudo: Antropologia, Psicologia, Mobilidade, aquisição da fala, desenvolvimento cognitivo do menino, desenvolvimento emotivo do menino, os sentidos, educação musical, trabalhos manuais, os contos, trabalho com argila, trabalho com madeira, agricultura, pintura, observação do menino, as tarefas domésticas, a importância do jogo livre, Antroposofia, auto-educação. Práticas em diferentes centros educativos Waldorf de Espanha e do estrangeiro.